Cuidados com sua pele

Para ter uma pele limpa e sadia, você deve seguir alguns passos básicos, descritos abaixo.

Limpeza – deve ser feita para remover a sujeira (células mortas, maquiagem, óleo e detritos). A limpeza ou desintoxicação da pele deve remover estes materiais sem agredir a pele, mantendo o equilíbrio hidro-lipídico de proteção e o pH.

Tonificação – indicada para normalizar o pH da pele, reestabelecendo o equilíbro.

Hidratação – reestabelece a pele através da reposição dos componentes lipídicos ou dos ativos que atraem e retém a água, protegendo e suavizando a pele. O hidratante pode ser em creme, gel, sérum, loção e até spray aquoso que contém minerais nutrientes.

Tratamento e recuperação – previne e corrige qualquer dano provocado. Os produtos utilizados nessa etapa são específicos para as disfunções pessoais e temporais de cada indivíduo e incluem tratamentos para acne, manchas e anti-sinais.

Proteção – garante uma prevenção das diversas disfunções, devendo ser adequada às necessidades individuais e ao tipo de exposição a que se está sujeito. No uso diário e em ambientes fechados pode-se utilizar protetor solar com FPS baixo (em torno de 20-30). Já em situações de exposição solar prolongada são necessários filtros solares com FPS mais alto.

É importante levar em consideração a cronobiologia, utilizando agentes protetores pela manhã, onde a exposição aos agentes agressores é maior, e produtos de tratamento e recuperação à noite, quando a pele está mais receptiva à absorção dos ativos.