Envelhecimento – Como Prevenir

Envelhecer faz parte da nossa história, mas cuidados básicos podem suavizar seus efeitos. Assim, rugas e cabelos brancos podem ser adiados com uma vida saudável, boa alimentação, bastante água, prática de exercícios físicos e proteção do sol.
A pele envelhecida se caracteriza por ser fina, sem elasticidade, apresentar rugas e aprofundamento das linhas de expressão. O envelhecimento pode se dar pelas características genéticas que herdamos ou devido a fatores ambientais e hábitos de vida, como fumo, alimentação inadequada, falta de exercícios físicos etc.

Fatores relacionados ao envelhecimento da pele

Radiação solar

A radiação solar atua na pele causando desde queimaduras até fotoenvelhecimento e aparecimento dos cânceres de pele. Várias alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como as manchas, pintas e sardas. A pele fotoenvelhecida é mais espessa (grossa), por vezes amarelada, áspera e manchada. Pessoas com pele envelhecida pelo sol têm maior probabilidade de desenvolver câncer e lesões pré-cancerosas.

Cigarro

Pessoas fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sangüíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.

Álcool

O consumo de álcool influi no metabolismo. Altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto, consumido moderadamente, que contém flavonóides, que têm ação antioxidante.

Movimentos musculares

O movimento repetitivo e contínuo de alguns músculos da face aprofunda as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos. Já a atividade muscular é importante para o organismo como um todo, tornando a pessoa mais disposta, melhorando seu físico e também sua saúde.

Radicais livres

São alguns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo etc. Acredita-se que os radicais livres provoquem a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e o acúmulo da elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.

Bronzeamento Artificial

A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial, que pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e o surgimento de cânceres de pele.

Envelhecimento e Alimentação

Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Assim como a ingestão de líquidos é importante para a saúde geral e também para a hidratação do organismo, a dieta é importante para manter a pele saudável. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repôr perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. São eles: água em abundância, vegetais, frutas, peixe, carnes magras etc. Enfim, alimentos que contenham vitaminas, proteínas e fibras necessárias ao organismo e que ajudem a prevenir os radicais livres, (que aceleram o processo do envelhecimento).

Tratamento do Envelhecimento

Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento começa obrigatoriamente com uso diário do filtro solar! São preferíveis os filtros com FPS 30 ou superior, que protejam contra os raios UVA e UVB. Outros tratamentos podem ser associados, como técnicas de preenchimento, cirurgias e a aplicação de medicamentos (estimulantes da produção de colágeno, antioxidantes, redensificadores etc). No Ibderma, seu caso será cuidadosamente estudado por nossa equipe multiprofissional, e os tratamentos propostos, discutidos e aprovados por você.