Alopécia androgenética (calvície)

Queda de cabelo normal – a maioria das pessoas perde normalmente entre 50 a 100 fios de cabelo por dia. Esta é considerada uma queda normal de cabelo e nela, sempre que um fio cai é substituído por outro que já desponta no mesmo folículo, dando início a um novo ciclo de crescimento. Entretanto há uma fase, também natural, em que a queda pode ficar mais acentuada.

Esta fase costuma durar em torno de 3 a 6 meses e pode trazer muita ansiedade, pois os fios se soltam facilmente quando penteamos os cabelos ou passamos as mãos entre os fios. Contudo, após esse período nascem os fios novos, de modo que ao final do processo é mantida a mesma quantidade de cabelos que se tinha antes. Fatores como mudanças hormonais, dieta, medicamentos, estresse, hereditariedade, gravidez, alterações da glândula tireóide, anemia e cirurgias podem causar tal aumento da queda de cabelos.

Causas – fatores hereditários e/ou hormonais. Quando o processo de perda dos fios se inicia, há um aumento dos cabelos que estão na fase de queda e diminuição dos fios que se encontram no ciclo de crescimento. Assim, há um enfraquecimento do folículo piloso, o que pode levar a sua atrofia, gerando a calvície. Nesse caso, há perda dos fios nas áreas frontais da cabeça e na região central, no alto do couro cabeludo.

Mitos – lavar os cabelos todos os dias não leva à alopecia, o que ocorre é que os fios que já estavam um pouco soltos tendem a cair, mas isso não significa uma queda adicional.

Dormir com os cabelos molhados não enfraquece os fios, mas é importante secá-los antes de deitar pois a umidade gera um ambiente propício para a proliferação de fungos.

Cortar os cabelos ou raspar a cabeça não influencia na velocidade do crescimento e nem na força dos fios. O que pode acontecer é que os cabelos ficam com uma aparência mais saudável por remover as pontas quebradas e danificadas.

Tratamento para a calvície – existem medicamentos eficazes para prevenção e tratamento da calvície. Agende uma consulta através dos telefones (11) 4508 2888 ou (11) 2509 4444